terça-feira, 25 de março de 2008

Uma instituição nacional (os pastéis de belém)

Quem visitar o blog decerto ficará muitíssimo surprendido com este "post".Acontece que uma amiga Francesa me pede uma receita dum doce Português e sem dúvida poderia enviar-lhe dúzias de receitas,mas penso que esta é a melhor e a mais conhecida de todas,já encontrei pastéis de nata em vários países do mundo.
Que me perdoe a Confeitaria dos Pastéis de Belém por esta divulgação,mas a receita está no you tube e neste mundo global de hoje nada é segredo.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Pastel de nata

É só tentar

domingo, 23 de março de 2008

Parabéns à ESSPS de Vizeu

Prometeram e cumpriram.O blog adubinhos,melhor os seus administradores,alunos da ESSPS de Vizeu meteram ombros à terefa de divulgar o azevinho planta à beira da extinção no nosso País,se algo de concreto não for feito.Pois bem e na altura do Natal deixei neste blog uma postagem com a indicação do seu trabalho.
Entrei em contacto com eles e pedi o favor de me considerarem uma candidata a receber as ditas sementinhas,que eu me encaregaria de as tratar com todo o cuidado.
E na minha caixa do correio lá estavam "elas"no passado dia 15.Escolhi 3 vazinhos e lá as lancei à terra;agora terei de ser muito paciente,como de resto sou informada no folheto anexo à encomenda com todas as explicações do que devo fazer.
E de parabéns tambem estam os professores desta escola,que nos conturbados tempos que vivemos souberam incentivar e apoiar esta iniciativa.Pela minha parte muito obrigada.

quinta-feira, 20 de março de 2008

O que é prometido é devido....

quarta-feira, 12 de março de 2008

Uma Pedra ,Duas Pedras ,Três Pedras..uma casa

Ao fundo da imagem a ponte da à 23 sobre o rio Côa

A varanda onde.diz a tradição,D.Isabel Teles namorava o meu Bisavô

Pequena caleira (ao lado da casa)onde meu Bisavô observava a sua eleita sem ser visto pela familía Teles

Junta de Freguesia

Igreja Matriz

Castelo Bom

Tenho algumas fotos recentes desta aldeia,e a pedido vou"postar" algumas.
É uma aldeia digna de ser visitada.Tem algumas casas dignas de nota pela traça e excelente estado de conservação,pela sua linda igreja,e pelo que resta do seu castelo.
Muito brevemente darei conta(em resumo)da sua história.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Txoiços Chouços ou...

Agradeço ao amigo anónimo que teve a gentileza de vir ao blog corrigir a ortografia da palavra choiço,confesso que ao falar na aldeia com a D.Adelaide e termos Discutido o assunto a mim me pareceu que se escreveria como o fiz.Bem o que realmente é importante é o espírito da coisa,e que não se oiça para que serviam aqueles montes de pedra.

domingo, 2 de março de 2008

Casa da familia Teles (minha bisavó) Isabelinha Teles

A Bisavó Isabel Teles

É uma pergunta que amigos me fazem com alguma frequência;porque tem a Beira-Alta um lugar tão importante nas tuas escolhas?,simples de responder,as minhas raízes estão lá.
E venho a este blog pedir ajuda.Tenho familia espalhada um pouco por toda a Beira em especial na zona fronteiriça,mas foi em Castelo Bom que mais vivamente um dia senti o quanto era verdade que realmente pertencia a esta terra a este lugar.O lado paterno,meu avô era Freire e sua Mãe D.Isabel Teles portanto minha bisavó,a sua história e percurso de vida não foram muito felizes,segundo consta,ambos nascidos em Castelo-Bom,gostava de saber mais.Quem puder ajudar ou tiver algum conhecimento relação familiar ou outro contacto por favor escreva-me,desde já fico muito grata.
Publico a foto que me dizem ter pertencido à familia de minha bisavó.Gostaria muito de conhecer o seu dono actual.